O CULTO IMPERIAL NA UNIFICAÇÃO DO IMPÉRIO


O culto imperial em Conímbriga
«Culto Imperial
O fórum foi o polo central do culto imperial na cidade. Este culto era, por sua vez, o elemento essencial de agregação política e ideológica das cidades com Roma.
Uma das formas mais efectivas de promoção do culto imperial era a sua associação a cultos estabelecidos, mediante a invocação de outros deuses com o epíteto de Augusto: conhecem-se assim em Conimbriga dedicatórias a Apolo, Augusto e a Marte Augusto; mas o mesmo epíteto se podia aplicar a divindades indígenas de natureza desconhecida como os Remetes.
O culto imperial, todavia, não dispensava a devoção directa ao Imperador, aos seus ancestrais divinizados e aos outros elementos da sua família.
A primeira imagem imperial existente em Conimbriga terá sido uma figura togada de Caio, chamado Calígula, que reinou entre 37 e 41, morrendo vítima de uma conspiração, tendo-se procedido à chamada “damnatio memoriae”, o que terá acarretado que a estátua teve de ser retrabalhada no sentido de a fisionomia do imperador louco ser substituída pela do seu respeitabilíssimo avô Augusto.»
Fonte: Conímbriga

Comentários

Mensagens populares