terça-feira, 23 de maio de 2017

PORTUGAL NO NOVO QUADRO INTERNACIONAL (2)


As relações com os países lusófonos e com a área ibero-americana

Apesar das ligações à Comunidade Europeia, Portugal continua a dar grande importância às relações estabelecidas com o mundo da lusofonia e o espaço ibero-americano.

No espaço ibero americano são de destacar as boas relações com a Espanha e o Brasil. As trocas comerciais assumem relevo crescente nesta região e os investimentos mútuos são crescentes não só no Brasil mas também em países latinos da América do Sul. 

Portugal e os PALOP
Ao longo dos anos oitenta verificou-se um processo de aproximação progressiva aos países de língua oficial portuguesa.
  • A partir de 1982 as relações com Angola tornaram-se mais favoráveis com o desenvolvimento de políticas de cooperação económica.
  • Angola tornou-se o mais importante parceiro de Portugal nos Palop absorvendo mais de 60% das exportações para aqueles países.
  • Com os restantes países, sofrendo de muitas dificuldades e crises políticas frequentes, as relações têm sido marcadas por alguns avanços embora condicionados pelo fraco ritmo de crescimento. 
  • Têm-se desenvolvido acordos de cooperação multilaterais sob a orientação de diversas entidades, particularmente o IPAD (Instituto Português do Apoio ao Desenvolvimento)

Relações com o Brasil
As relações com o Brasil têm-se aprofundado devido em grande parte à posição privilegiada de Portugal na Europa. Desde os anos 90 as relações bilaterais tiveram grande incremento surgindo da parte do Brasil importações relevantes no sector dos recursos e produtos primários e encontrando-se no Brasil boas oportunidades de investimento nos campos da metalomecânica, têxtil  energias alternativas, construção civil, turismo, telecomunicações. Ao mesmo tempo a imigração de muitos brasileiros tem permitido estreitar as relações e a cooperação. 

Área Ibero-Americana
Além da Espanha, país com o qual as trocas comerciais e intercâmbios culturais e políticos têm sido frequentes também outros países de língua espanhola na América têm merecido a atenção de empresários e políticos enquadrados pela Comunidade Ibero-Americana (CIA). Alguns países como a Venezuela, Argentina e Chile têm merecido a atenção de empresários e políticos pelas oportunidades de cooperação que se abrem. 

4 comentários:

  1. Boa noite stora nao pode meter uns conteúdos simples para focarmo-nos mais para estudar para o teste é que são muitas folhas para estudarmos do livro e depois na terça vamos ter teste de Portugues fica complicado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conteúdos mais específicos do que os polos de desenvolvimento económico (em particular a hegemonia americana e a situação da Ásia- Pacífico, com China incluída)e as questões transnacionais só se der as respostas...

      Eliminar
  2. As Ditaduras e movimentos de guerrilha da pag 61 saí para o teste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Especificamente em detalhe não; só tens de saber que existiram.

      Eliminar