quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

A DEGRADAÇÃO DO AMBIENTE INTERNACIONAL - AS REAÇÕES AO TOTALITARISMO


Das hesitações face ao Imperialismo e à guerra civil de Espanha à aliança contra o Eixo nazi-fascista.

A política da SDN não impediu a expansão dos autoritarismos. 
Em 1931 o Japão invadiu a Manchúria e abandonou a SDN em 1933 procurando libertar-se dos compromissos internacionais. Em 1936 invadiu a China e a partir de 1941 iniciou uma campanha de conquistas em todo o Pacífico até à Austrália entrando em confronto com os EUA. 
A Itália conquistou a Etiópia e a Abissínia em 1935 e 36 apesar de algumas sanções económicas. Em 1939 anexou a Albânia. 
A Alemanha iniciou a expansão com o abandono da SDN em 1933, o plebiscito e ocupação do Sarre em 1935, remilitarização da Renânia em 1936, a anexação da Áustria em 1938, da zona ocidental da Checoslováquia (Sudetas) também em 1938 e toda a Checoslováquia na Primavera de 1939. Em Agosto de 1939 assinou um pacto de não agressão com a URSS abrindo as portas de ambos os países a uma ocupação que se verificou 15 dias depois. Houve algum consentimento da Inglaterra e França através dos Acordos de Munique (de 1938) aceitando a ocupação dos Sudetas.
As situações descritas foram possíveis com a incapacidade da Inglaterra e da França de exercerem uma eficaz ação de monitorização dos tratados de 1919 e a sua fraca capacidade militar e económica contrastando com a força e ímpeto económico da Alemanha e do Japão.
A Guerra Civil de Espanha acabou por provar essa incapacidade e os desejos expansionistas da Itália e Alemanha. 
A invasão da Polónia em 1 de Setembro de 1939 provocou a deflagração da guerra, com a França e a Inglaterra a tomarem finalmente o partido da guerra contra a Alemanha. 

A Mundialização do conflito

A guerra dividiu-se em  grandes fases nas quais se pode distinguir: 

1ª fase de movimentação dos exércitos alemães ocupando diversos países desde a Polónia ao Canal da Mancha e atacando mesmo a Inglaterra depois da ocupação da maior parte da França.
O Japão entra em conflito com os EUA em 1941, em Pearl Harbour, ocupando também vários arquipélagos da Ásia e Pacífico como as Filipinas e a Indonésia. Dá-se também a agressão à URSS pelas tropas alemãs. 

2ª fase a partir de 1942 com a estagnação dos avanços da Alemanha na URSS e a contra ofensiva americana no Pacífico contra o Japão depois da Batalha de Midway.
Os Britânicos vencem os alemães no Norte de África e em 1943 os aliados desembarcam na Itália.
Em 1944 é o desembarque no sul de França e na Normandia. Finalmente os russos ocupam Berlim e a zona oriental da Alemanha impondo a derrota aos nazis.

Ver aqui mais sobre a Europa nos anos 30 e o expansionismo nazi e a origem e desenvolvimento da 2ª guerra mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário