domingo, 9 de outubro de 2016

MATRIZ DO TESTE


Conteúdos
Objetivos
Estrutura e Cotações
I – AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
 
1.1.   – Um novo equilíbrio global
 
- A geografia política a pós a Primeira Guerra Mundial. A Sociedade das Nações.
- A difícil recuperação económica da Europa e a dependência em relação aos Estados Unidos.
 
1.2. A implantação do marxismo-leninismo na Rússia: a construção do modelo soviético.
 
1.3. Mutações nos comportamentos e na cultura
 
-As transformações da vida urbana e a nova sociabilidade: a crise dos valores tradicionais; os movimentos feministas.
- A descrença no pensamento positivista e as novas conceções científicas.
- As vanguardas: ruturas com os cânones das artes e da literatura.
 
 
1.       Identificar as transformações do mapa geopolítico da Europa e do Médio Oriente no pós-guerra.
2.       Reconhecer a importância dos Catorze Pontos de Wilson no estabelecimento da paz.
3.       Avaliar a importância do SDN.
4.       Compreender a dependência da Europa face aos EUA depois do fim da Primeira Guerra Mundial.
5.       Justificar a supremacia americana no mundo do pós-guerra.
6.       Compreender a importância da revolução de outubro na afirmação de um novo tipo de Estado.
7.       Destacar o papel de Lenine na construção do novo Estado soviético.

8.   Compreender o corte que se opera na mentalidade confiante e racionalista da sociedade burguesa do início do século, devido ao choque da Primeira Guerra Mundial.
9.   Reconhecer como principais vetores da mudança cultural, no limar do século, a emergência do relativismo científico, a influência da psicanálise e a rutura com os cânones clássicos da arte europeia.
10. Identificar as correntes inovadoras no campo das artes.
 
(A)      Identificar, clarificar e aplicar de forma correta os conceitos trabalhados: soviete; ditadura do proletariado; Comunismo; Marxismo-Leninismo; anomia social; feminismo; relativismo; psicanálise; modernismo; vanguarda; expressionismo; cubismo; abstracionismo
 
  
GRUPO I
3 Questões de resposta obrigatória (55 pontos)
 
 
GRUPO II
2 Questões de resposta obrigatória (40 pontos)
 
 
GRUPO III
2 Questões de resposta obrigatória (20 pontos)
 
 
 
 
 
GRUPO IV
4 Questões de resposta obrigatória (85 pontos)
 
 
 
 
 
 
 
 
TOTAL = 200 pontos

Critérios gerais de correção:
  • Relevância relativamente à questão formulada no item;
  • Rigor na exploração das fontes (interpretação);
  • Correção na transcrição de excertos pertinentes como suporte de argumentação;
  • Adequação da resposta à questão proposta;
  • Domínio da terminologia específica da disciplina;
  • Correção da expressão escrita (ortografia e sintaxe).

39 comentários:

  1. Boa tarde professora, o ponto 1.3. Mutações nos comportamentos e na cultura, está a partir de que página?

    ResponderEliminar
  2. Professora da página 39 à 43 sai alguma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos conteúdos da matriz não consta o tema da regressão do demoliberalismo... por isso não sai.

      Eliminar
  3. Boa noite professora pode explicar o ponto 8 e 9 se faz favor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os dois pontos estão relacionados:
      Devido aos acontecimentos da 1ª Guerra mundial que vieram acabar com a sociedade e o modo de pensar (racionalista) e de viver das populações em geral e da burguesia em particular, do início do século XX, (ponto 8 - compreender o porquê dessa mudança e o modo como mudou a sociedade...)há que compreender as formas como essa mudança se faz (ou identificar as áreas em que essa mudança é mais visível, de que modo se processa e tem mais impacto na ciência, cultura e mentalidade da época): o relativismo científico, a influência da psicanálise e a rutura com os modelos (cânones) artísticos vigentes na época.

      Eliminar
  4. Boa noite professora pode explicar o ponto 7 se faz favor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então qual é o papel de Lenine na revolução de outubro? Não é ele o ideólogo? Quem avança com as Teses de abril? Quem propõe a implantação de uma ditadura do proletariado (o poder aos sovietes)? Quem lidera os bolcheviques na revolução?

      Eliminar
    2. E podia continuar: quem implementa as medidas do comunismo de guerra? Quem põe em prática as medidas da NEP?

      Eliminar
  5. Professora pode explicar o ponto 7 por favor

    ResponderEliminar
  6. Professora o futurismo, o dadaísmo e o surrealismo também saem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas vanguardas não fazem parte da arte? Então...?

      Eliminar
  7. 2. Reconhecer a importância dos Catorze Pontos de Wilson no estabelecimento da paz. Pode explicar a importâcia pff

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os 14 pontos do presidente Wilson não estiveram na base de muitas decisões dos tratados de paz, nomeadamente do Tratado de Versalhes? Também não é num destes 14 pontos que é lançada a proposta de criação de uma organização que zelasse pela manutenção da paz entre as nações, o que veio a estar na base da criação da SDN?

      Eliminar
  8. A importancia do ponto 2-dos 14 pontos de Wilson no estabelecimento da paz seria isso:Destaca-se a Mensagem dos 14 pontos ao Congresso dos E.U.A. apresentada pelo presidente Wilson à Conferência de Paz que serviu de base às negociações pondo em discussão um conjunto de princípios de diplomacia internacional que aliás serviriam também como fundamento da Sociedade das Nações.?????

    ResponderEliminar
  9. Avaliar a importância do SDN-é isto sr.professora ? Manter a paz e a segurança a nivel mundial? e já agora temos que saber o porqê que a sdn fracassou? que seria porque passou por vários problemas , não contou com a presença dos EUA devido ás condiçoes impostas pela Alemanha no tratado de Versalhes , não contou com a presença dos vencidos ,contou com a insatisfação de paises vencedores .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vais avaliar tens de perceber o que resultou e o que correu mal e originou o seu fracasso.

      Eliminar
  10. Professora temos que nos focar mais na revolução de Outubro do que a de fevereiro ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O fundamental é perceber as diferenças entre as duas.

      Eliminar
  11. Estados Unidos da América, apesar de se terem feito sentir os efeitos críticos de um período de excesso de produção.
    O porquê disso professora? eles nao tinham compradores, porque a Europa estava em crise falida, e não conseguiam exportar seu produtos ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em grande parte por isso mesmo. Mas disfarçaram isso com o incentivo ao consumo interno: acesso ao crédito fácil.

      Eliminar
  12. O ponto 5 da supermacia americana pos guerra é isso stora?5. Apesar de afetados pelo conflito os EUA tornaram-se então a grande potência mundial, mas saíram-se como vencedores do conflito, pois tornaram credores da falida Europa.
    A supremacia americana justifica-se devido ao facto destes terem sido os grandes beneficiários do conflito, pois, financiaram a guerra dos aliados através da concessão de pesados empréstimos

    ResponderEliminar
  13. E também fizeram investimentos na Europa ajudando na reconstrução e na estabilização da economia Europeia para que a Europa pudesse continuar a comprar os produtos americanos.

    ResponderEliminar
  14. Professora pode explicar a parte do komintern?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O komintern é a Internacional comunista que se baseia na internacionalização do movimento operário, ou seja, propõe a internacionalização da luta operária pelo poder. O que vai dar um grande impulso às lutas operárias e à contestação laboral em todo o mundo capitalista, aquele que tinha sido mais afetado pela guerra. Assim, assiste-se ao nascimento de partidos comunistas no mundo industrializado e que obedeciam às diretivas do partido comunista soviético.

      Eliminar
  15. Temos que saber algo sobre o komintern? Visto que o komintern situa-se no topico 1.3 do livro A regressão do demoliberalismo e isso não sai na matriz

    ResponderEliminar
  16. Olá professora, pode-me dizer em que páginas estão os pontos 8 e 9?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os pontos 8, 9 e também o 10 encontram-se na subunidade 1.4 "Mutações nos comportamentos e na cultura" a partir da p. 44 até à p. 79.

      Eliminar
  17. Compreender a importância da revolução de outubro na afirmação de um novo tipo de Estado, neste ponto teríamos que falar de tudo, tudo mesmo?Antes da revolução de fevereiro , depois, a de outubro e por ai fora ate á nep?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trata-se da revolução de outubro, a revolução bolchevique liderada por Lenine que irá dar origem a um novo tipo de Estado, o Estado "socialista" que se afirma com a sua política económica de coletivização/nacionalização dos meios de produção e que leva ao poder os sovietes a que se segue a implantação do centralismo democrático (onde o Estado e o partido se confundem).

      Eliminar
  18. Vai colocar a proposta de correção do teste de avaliação quando?

    ResponderEliminar
  19. Professora, apesar do comentário que já fez em relação à questão seis, eu continuo com dúvidas. Não consigo perceber porque é que é importante este novo tipo de Estado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um novo tipo de Estado pois até ao momento só tinham existido Estados autocráticos e Estados parlamentares de cariz liberal dominados bela burguesia capitalista. O Estado saído da revolução de outubro está nas mãos dos sovietes populares... É uma inovação...

      Eliminar
  20. Boa noite professora.... Podia me explicar o objetivo 3 se faz favor??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque foi importante a Sociedade das Nações?
      Foi importante por causa dos objetivos subjacentes à sua criação, certo? Mas, teve resultados práticos? Teve sucesso ou falhou o seu propósito? Se teve sucesso porquê? Se falhou, quais as razões desse falhanço?

      Eliminar