sexta-feira, 18 de março de 2016

OH NÃO... TPF!!!

capaeca

Título: Contos
Autor: Eça de Queirós
Edição: Agrupamento de Escolas Leal da Câmara
Coleção: Clássicos da Literatura
Formato: epub
Uma das obras-primas de Eça. Inclui Singularidades de Uma Rapariga Loura, Um poeta Lírico, No Moinho, Civilização, O Tesouro, Frei Genebro, Adão e Eva no Paraíso, A Aia, O Defunto, José Matias, A Perfeição e O Suave Milagre.
Fazer ficha de leitura do conto Civilização.

Para aprofundar e melhor compreender alguns conceitos e mudanças culturais e da mentalidade verificadas a partir dos finais do século XIX, vamos utilizar este conto como fonte histórica, reflexo do tempo em que viveu o autor, representante da corrente do Realismo em Portugal.
Não se preocupem com o facto de não possuírem o livro, nem existirem exemplares disponíveis em número suficiente no CRE, pois têm acesso ao ebook através do link fornecido. 
Esclareço, desde já, que escusam de apresentar resumos que eventualmente se encontrem disponíveis na internet, pois já são sobejamente conhecidos e não se adequam aos nossos propósitos. Passo a explicar:

Ao fazer a ficha de leitura devem:
  •  Procurar destacar os elementos referentes à valorização dos inventos tecnológicos que vão surgindo e referir o seu impacto no quotidiano;
  • Salientar a importância da Ciência e da Tecnologia;
  • Explicar o conceito implícito de Civilização;
  • No contexto do Conto lido explicar a ideia PROGRESSO = FELICIDADE;
Podem utilizar excertos (citações) que sustentem as vossas conclusões.

6 comentários:

  1. Boa tarde professora! Haverá outro local onde consiga encontrar o conto? Não consigo abrir o link e não encontro nada que consiga abrir na internet.

    ResponderEliminar
  2. Olá Sara,
    ou abres uma conta dropbox para descarregar o ebook ou para fazer download tens de abrir com um programa próprio para leitura de ficheiros epub. Existem muitos gratuitos na loja da Microsoft.
    Se não conseguires, tens esta opção: https://www.youtube.com/watch?v=JvZpPn_5SEo
    trata-se de um audiolivro.
    E aqui https://www.luso-livros.net/Livro/contos-de-eca-de-queiros/
    podes fazer o download em PDF

    ResponderEliminar
  3. Olá professora, peço desculpa incomodar outra vez, mas acha que me pode explicar o que quer quando diz: " Procurar destacar os elementos referentes à valorização dos inventos tecnológicos que vão surgindo e referir o seu impacto no quotidiano."?

    ResponderEliminar
  4. Trata-se de avaliar o impacto das inovações tecnológicas no quotidiano do personagem principal. Se todas as novidades tecnológicas são valorizadas e de que forma. Por exemplo, são vistas como facilitadoras das tarefas diárias? Contribuem para o bem estar e felicidade do Homem? Até que ponto?
    Compreendes melhor agora?

    ResponderEliminar
  5. Trata-se de avaliar o impacto das inovações tecnológicas no quotidiano do personagem principal. Se todas as novidades tecnológicas são valorizadas e de que forma. Por exemplo, são vistas como facilitadoras das tarefas diárias? Contribuem para o bem estar e felicidade do Homem? Até que ponto?
    Compreendes melhor agora?

    ResponderEliminar
  6. Sim, compreendo!! Muito obrigada professora!!

    ResponderEliminar