terça-feira, 8 de março de 2016

O TEMA HOJE ERA VIOLÊNCIA NO NAMORO, CERTO?

 
Violência no Namoro

A nossa palestra de hoje era suposto ter sido uma coisa séria e bem organizada, conduzida por pessoas profissionais e competentes. Pelo contrário, se não fossem os dois pequenos excertos teatrais a que assistimos, feitos pelos alunos do 12º ano, a temática mal teria sido abordada.
Ficámos sem saber o que é, como se reconhecem os sinais, como devemos prevenir, o que devemos fazer quando os limites começam a ser ultrapassados e a quem devemos recorrer para pedir ajuda.
Para quem quer saber mais informações sobre o assunto recomendo uma visita à página da APAV para Jovens que explica tudo muito bem e dá muitas informações.

 

2 comentários:

  1. Boa noite professora, faltava um trabalho meu e do Bernardo, embora muito tempo depois, aqui está.
    Mouzinho da Silveira com as reformas implantadas, acabou definitivamente com o antigo regime (absolutismo), construindo o liberalismo moderno, com as suas medidas beneficiou o estado, (criação do tribunal do tesouro publico, ao qual competia conhecer todas as contas do país e defini-las como correntes ou não), para o qual entrou o dinheiro adquirido com a venda dos bens nacionais, permitindo assim que o mesmo, pudesse pagar as dividas contraídas, beneficiou a sociedade á qual foram disponibilizadas mais terras e trabalho com abolição dos pequenos morgadios, forais, dízimos e bens da coroa, assim como respetivas doações, por sua vez, também o comercio, sofreu alterações com a eliminação dos privilégios na organização das atividades económicas, (exclusividade da produção de Aguardente á companhia de vinhos do Alto Douro) das portagens e dos encargos sobre a circulação interna e externa, existia agora uma livre circulação de bens. Mouzinho da Silveira declarou ainda a liberdade do ensino a casas particulares.
    As medidas de Mouzinho vieram tirar poder aos grupos socias que por norma sempre foram privilegiados ao longo da historia, respetivamente o clero e a nobreza, tendo criado medidas de incentivo da produção, estas medidas eram direcionadas para os interesses da burguesia, através da abolição das tradicionais barreiras feudais e desenvolvendo os mecanismos de afirmação de uma economia capitalista.

    ResponderEliminar
  2. Presumo que o trabalho não é do Ivan e do Bernardo mas da Inês e do Bernardo.

    ResponderEliminar